top of page
Buscar
  • Foto do escritorEderson Guimarães

NÃO Instale Energia Solar!!!

Atualizado: 22 de jan. de 2020

Quando você escolhe um médico para consultar ou mesmo para solicitar exames médicos, você na maioria das vezes, ouve algum parente ou amigo dizendo que fulano é um bom médico ou não!


Por que na energia solar muitas pessoas não fazem o mesmo? De verificar o profissional que está projetando e instalando o sistema fotovoltaico em sua casa ou empresa?


Como dito anteriormente, o médico em questão, obviamente fez a faculdade de MEDICINA, fez residência médica e se especializou em determinada área.

O mesmo acontece com a ENGENHARIA!


Segundo estudos da empresa GREENER (2019), até fim do primeiro semestre de 2019, havia mais de 6 mil empresas integradoras em energia solar fotovoltaica. Houve um aumento exponencial após 2016, tanto em sistemas instalados, bem como empresas integradoras.


Muitas empresas que projetam e instalam Sistemas Fotovoltaicos, no qual são chamadas de INTEGRADORAS, vieram de outro seguimento. Mas pasmem...que NÃO eram nem do setor elétrico!


Te pergunto...


Quantas destas empresas já trabalhavam com engenharia elétrica? Quantos destes profissionais tem habilidade e capacidade para projetar e instalar sistemas fotovoltaicos? Quantas destes profissionais sabem o quão PERIGOSO é trabalhar com Sistemas Fotovoltaicos?


Presencio constantemente, empresas que já trabalham com elétrica há anos, profissionais como engenheiros e técnicos eletricistas, que tem um vasto conhecimento no setor elétrico, porém, por não trabalham com esta especialidade, sabem do PERIGO que é a energia fotovoltaica, quando não bem executada.


O que tenho observado é que, eles não vão se aventurar, sem se capacitar, com formação prévia e, mesmo assim, procurar profissionais que tem um certo conhecimento em engenharia elétrica e que já estão no mercado a algum tempo.

Por outro lado, também presencio pessoas de diferentes segmentos, até quem nunca trabalhou com energia elétrica, instalando sistemas fotovoltaicos, sem quase nenhum critério.


Muito do fato é que, os modelos de negócios que algumas empresas/escolas adotam, PROMETENDO a pessoa sair um profissional de projeto e instalação, bem como “ensinando” a pessoa a empreender e vender até milhões de reais, hipnotizando assim muitas pessoas.


Li em um artigo do Pesquisador Dr. Roberto Valer, no qual diz sobre pessoas de diferentes segmentos entrando no setor solar, comparando com motoristas de aplicativos...

"Com os níveis de desemprego em aumento, muitas pessoas optaram por trabalhar como motoristas de aplicativos de carona (ex. UBER). Do mesmo modo, no meu dia a dia como pesquisador percebo que cada vez tem mais pessoas de distintas formações querendo entrar no mercado fotovoltaico pois enxergam ele como uma fonte de renda fácil. Para ser motorista UBER basta ter carteira de habilitação e cumprir outras exigências menores. E para ser integrador fotovoltaico é necessário o que? Segundo algumas empresas, não precisa-se de nada mais que fazer um ou dois cursos. Mas será que é tão simples assim atuar neste mercado?..."
(Roberto Valer)

Outras pessoas viram oportunidade em fazer curso de extensão para se reposicionar no mercado e, com o “marketing de venda casada”, que após o curso você já viraria parceiro e teria comissões nas vendas e instalações, chamaram mais atenção ainda.


Ainda não existe de fato, uma lei que rege para integradores de sistemas fotovoltaicos, ou seja, “qualquer um” está instalando este tipo de projeto. Visto que, muito das escolas de treinamentos ministram este curso, sem ao menos exigir requisitos prévios. Até faculdades públicas renomadas no Brasil, não solicitam requisitos prévios nestes treinamentos.


Sem contar que, muitos deles, nem são eletricistas, nem sabem quais são as normas de segurança (NR10, NR 35, outras).


Na verdade... NÃO instale Energia Solar...com profissionais despreparados!!!




Autor: Engº Éderson Guimarães





Referências:


19 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentários


bottom of page