top of page
Buscar
  • Foto do escritorEderson Guimarães

Chuveiro e Ar Condicionado "vilões" dos gastos em Residências?



Para evitar desperdícios com energia elétrica é ideal fazer o uso correto dos eletrodomésticos utilizados diariamente, como por exemplo os refrigeradores de ar, a geladeira, a iluminação residencial e até mesmo outros equipamentos menores que podem ser grandes vilões no orçamento mensal da conta de energia elétrica.


Chuveiros com potência em média 5500 W, considerando, uma casa, com 4 moradores, e 4 banhos diários de 15 minutos cada, podem ter um consumo de 165 kWh/mês, representando aproximadamente R$ 107,25, da tarifa de energia, sem os tributos e encargos.


De acordo com o levantamento da Celpa, os refrigeradores de ar ("ar condicionados") podem representar de 40% a 50% no valor da conta de energia. Os modelos do tipo Slipt menor ou igual a 10 mil BTUs, chegam a consumir 192,28 kWh, se ficar ligado 8 horas por dia durante 30 dias. Isso representa cerca de R$ 124,98 reais, da tarifa de energia sem os tributos e encargos.


É importante adquirir refrigeradores de ar que possuem a função inverter, pois são os mais adequados para ficarem ligados por longos períodos de tempo, além de oferecer maior eficiência. Os filtros do ar devem ser limpos frequentemente e deve-se manter as portas e janelas sempre fechados durante o uso.


Outro item que corresponde a uma boa parte do valor total da conta de energia, é a geladeira, que resulta em 30% da tarifa. E para garantir economia, deve ser observado se a borracha de vedação está em boas condições de uso. As principais orientações são jamais colocar roupas para secar na arte traseira do equipamento e evitar guardar alimentos quentes.


Além desses itens, a iluminação residencial também possui encargos relevantes na conta, chegando a consumir até 25% dos custos mensais. Por isso, o ideal é não acender lâmpadas durante o dia e aproveitar, ao máximo, a luz natural, e utilizar de preferência as lâmpadas de LED, que tem maior durabilidade e são até 80% mais econômicas em comparação com as lâmpadas incandescentes e fluorescentes.


Quando não estiver utilizando os equipamentos como, TV, DVD, micro-ondas e outros equipamentos menores, retire da tomada para evitar o gasto com energia. E na hora de comprar os eletrodomésticos, fique atento se o equipamento apresenta o selo PROCEL/INMETRO com a indicação na categoria “A”, que são mais eficientes e econômicos.



Fonte: CELPA

11 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page